gloriatv (2)

O Dogma da Fé, 02/06/2016 | Basto

Esta semana, como em outras ocasiões anteriores, o Santo Padre voltou a invocar a “Mãe Terra”, no dia em que recebeu os representantes do Jainismo, uma religião primitiva indiana.

Todos nós queremos a Mãe Terra porque ela é quem nos deu a vida e nos protege, eu diria que é também a irmã Terra porque nos acompanha no nosso caminho existencial, mas o nosso dever é cuidar dela como se cuida de uma mãe ou de uma irmã, com responsabilidade, com ternura e paz.

(Papa Francisco, in Rome Reports, 01/06/2016)

Mãe Terra, Mãe Natureza, deusa Gaia, ou também Pachamama na América do Sul, são tudo designações semelhantes atribuídas a uma divindade pagã, própria do ideário mitológico das civilizações antigas. Na idade contemporânea, esta divindade é ainda evocada por culturas tribais e movimentos neopagãos de origem urbana.

Mãe Terra (1)

Matthias Merian, 1617

Ouvir o Bispo de Roma, o Vigário de Cristo na Terra, evocar publicamente aquela assombrosa figura lendária, afirmando que ela “nos deu a vida e nos protege”, deve ter provocado espanto até aos simpáticos jainistas que ali estavam de passagem! Contudo, os restantes prelados católicos ali presentes ouviram o Santo Padre – aparentemente – com uma certa indiferença, como se já estivessem habituados às suas excentricidades espontâneas…

Os convidados jainistas tiveram a amabilidade de oferecer ao Santo Padre um presente especial, um ícone representativo de um dos seus muitos deuses omniscientes denominados tirthankaras. Um tirthankara é, nas suas crenças, um ser que “conseguiu escapar ao ciclo dos renascimentos e que ensinou aos outros como poderiam também escapar desse ciclo”. Existem vários tirthankaras, como por exemplo este:

Mãe Terra (2)

11º Tirthankara – Senhor Shreyansanatha

São trabalhos artísticos interessantes, sem dúvida. A arte oriental gera bastante fascínio pelo seu exotismo.

De vez em quando, o Santo Padre aconselha os cristãos a evitarem cair na idolatria que é praticada por aqueles católicos que levam o tradicional Magistério da Igreja demasiado a sério.

Fonte: https://odogmadafe.wordpress.com/2016/06/02/a-mae-terra-e-ela-quem-nos-protege/

Anúncios