Sagrada Comunhão (1)

Respondeu Jesus Cristo:

Dizei somente: Sim, se é sim; não, se é não. Tudo o que passa além disto vem do Maligno.” São Mateus, 5 – 37

Concílio Infalível de Trento ensina:

“Devemos ensinar que só aos sacerdotes foi dado o poder de consagrar a Sagrada Eucaristia e distribuí-la aos cristãos. Sempre foi praxe na Igreja que o povo fiel recebesse o sacramento pelas mãos dos sacerdotes (…). Assim definiu o Santo Concílio de Trento e determinou que esse costume devesses ser religiosamente conservado, por causa de sua origem apostólica e porque Cristo Nosso Senhor nos deu o exemplo, quando consagrou seu corpo Santíssimo, e por suas próprias mãos O distribuiu aos Apóstolos”. (Catecismo do Concílio de Trento, II-IV, 65).

O Santo e Infalível Concílio de Trento determinou:

“Na comunhão sacramental sempre foi costume na Igreja de Deus receberem os leigos a comunhão das mãos do sacerdote (…). Com razão e justiça se deve conservar este costume como proveniente da Tradição apostólica”. (Sessão XIII, cap. 8)

Também São Tomás de Aquino (1225-1274) referindo ao assunto diz:

“Por reverência a este sacramento [a Santa Eucaristia], nada o toca a não ser o que é consagrado; por isso o corporal e o cálice são consagrados, e, da mesma forma, as mãos dos sacerdotes para tocar este sacramento”. (Suma Teológica, Pars III, Q. 82, Art. 3, ad 8)

E o Concílio de Trento (1545-1565) diz:

“O fato de só os padres darem a Santa Comunhão com suas mãos consagradas é uma Tradição Apostólica”.

E o mesmo santo nos ensina que é do sacerdote que devemos receber a Santa Eucaristia:

“O padre toma do altar o Salvador do mundo, que é o verdadeiro Filho de Deus, descido do céu, e o verdadeiro Filho da Virgem, saído da terra, como todos os homens, e te entrega para a alimentação de tua alma”. (São Francisco de Sales – Filotéia)

CATECISMO MAIOR DE SÃO PIO X

Como devemos apresentar-nos no ato de receber a sagrada Comunhão?

No ato de receber a sagrada Comunhão devemos estar de joelhos, com a cabeça medianamente levantada, com os olhos modestos e voltados para a sagrada Hóstia, com a boca suficientemente aberta e com a língua um pouco estendida sobre o lábio inferior. Senhoras e meninas devem estar com a cabeça coberta.

Como se deve segurar a toalha ou a patena da Comunhão?

A toalha ou a patena da Comunhão deve-se segurar de maneira que recolha a sagrada Hóstia, caso ela viesse a cair.

Anúncios