Batalha espiritual (1)

Os cristãos enfrentam uma batalha espiritual diariamente. A própria Bíblia nos ensina que a nossa vida na terra é um combate constante contra o Maligno, e nos recomenda estar sempre preparados para enfrentar os embates do diabo.

Apresentamos, a seguir, 10 armas espirituais eficazes para lutar contra os ataques do demônio no dia a dia:

  1. Tenha uma vida espiritual ordenada

Em primeiro lugar, preste atenção à sua vida de oração, que é a base da sua vida espiritual. Dedique um tempo também a ler a Bíblia. Você pode começar lendo Mateus 25, 35-40. Finalmente, dedique um tempo à Igreja, colaborando segundo suas possibilidades.

  1. Rejeite radicalmente a tentação

Um problema no combate espiritual é a resposta lenta e fraca à tentação. Mas, com a graça de Deus, você pode fortalecer sua vontade para rejeitar com decisão e firmeza a tentação desde o começo. Não se esqueça de evitar as ocasiões de pecado, não brinque com fogo.

  1. Identifique o inimigo e peça ajuda a Deus

Ao sentir uma tentação, lembre-se de que ela é obra do demônio, inimigo de Deus. E invoque o Senhor com orações breves ou jaculatórias: “Vinde, ó Deus, em meu auxílio”, “Jesus, confio em Vós” etc.

  1. Combata a desolação

A desolação espiritual se manifesta como escuridão diante da verdade divina, insensibilidade frente à Palavra, preguiça de fazer o bem, distanciamento do Senhor. Nesses momentos, intensifique a oração, o exame de consciência e os sacrifícios.

  1. Lute contra a preguiça

Realmente, mente desocupada é oficina do diabo. Se você não tem nada para fazer, o diabo lhe oferecerá muitas opções. Fique atento.

  1. Use as armas de Jesus no deserto

A oração fervente e prolongada, a mortificação constante (jejum) e a familiaridade com a Palavra de Deus, tanto meditando-a quanto colocando-a em prática, são armas eficazes para combater e vencer Satanás.

  1. Procure um diretor espiritual

O diabo gosta do que é secreto, oculto, mas conversar com um diretor espiritual sobre suas tentações ajuda a trazê-las à luz e adquirir poder sobre elas.

  1. Recorra aos sacramentais

O uso adequado dos sacramentais pode chegar a ser muito eficaz na luta contra o diabo, sobretudo estes três: o escapulário de Nossa Senhora do Carmo, a medalha de São Bento e a água benta.

  1. Invoque São Miguel Arcanjo

Em nossa batalha contra Satanás, precisamos utilizar todas as armas. Deus escolheu São Miguel Arcanjo como o anjo fiel, o príncipe da milícia celestial, para mandar Lúcifer ao inferno. E esse poder continua até hoje. Invoque-o!

  1. Invoque Maria

Maria é a pessoa humana de quem Satanás mais tem medo, segundo relatos de inúmeros exorcistas. Qualquer forma de invocação de Maria é suficiente para afastar o inimigo. A serpente do mal pode querer nos envenenar, mas Maria tem o poder de esmagar sua cabeça. Tenha sempre Maria Santíssima ao seu lado na jornada de cada dia.

Fonte: Aleteia

Anúncios